abr
19
TERÇA, 19 DE ABRIL DE 2022
AGRICULTURA
Com os últimos detalhes definidos, Prefeitura de Santo André se prepara para iniciar montagem da estrutura da 5ª Festa da Cabra Rainha

Aconteceu nesta segunda-feira (18), uma importante reunião com a comissão organizadora da 5ª Festa da Cabra Rainha – Exposição de Caprinos e Ovinos de Santo André/PB e a equipe da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (APACCO), organização parceira da Festa da Cabra Rainha desde sua primeira edição. O encontro ocorrido na sede da Secretaria de Agricultura foi primordial para que o fechamento de detalhes fosse realizado e, assim, a parte prática de montagem da festa e exposições pudesse iniciar. 

Santo André recepcionou na ocasião, o presidente da APACCO, Pedro Martins, o médico veterinário e coordenador do circuito APACCO, Renato Vaz, o superintendente da APACCO, Humberto, e representando o setor de comunicação da Associação, Vandicleide Barbosa, onde juntos puderam ajustar informações quanto ao evento. O secretário de Agricultura, Alex Barbosa, relatou que a meta de ocupação das baias para exposições foi atingida, alcançando 120 baias que contarão com cobertura, iluminação e internet, e mais de 400 animais participantes. Alex ainda frisou que através de parcerias com cidades da região caririzeira, foi obtido um total de 130 baias, um número que se eleva à meta. 

Quanto aos torneios leiteiros, os mesmos terão a organização da EMPAER - mais uma grande parceira do evento. Haverá oito estagiários dos cursos de zootecnia e medicina veterinária atuando. O presidente da APACCO expressou seu reconhecimento quanto à evolução e organização da Festa da Cabra Rainha, como também do produtor rural de Santo André. “Precisamos fazer o dever de casa. Fortalecer o consumo de leite de cabra e seus derivados é essencial para que aumentemos a comercialização de nossa produção”.

Uma das grandes novidades desta edição é que além do valor divulgado de 15 mil reais em prêmios, haverá também a premiação de 10 doses de sêmen para o produtor dono da Cabra Rainha, isto é, aquela que ganhar o torneio leiteiro, e serão sorteadas ainda mais 10 doses de sêmen entre os produtores do município de Santo André, uma doação do presidente da APACCO.

Em um consenso de toda a equipe, foi definido que a montagem das baias acontecerão nos dias 20 e 21 de abril, mobilizando mutirão envolvendo toda a comissão organizadora. O secretário de Agricultura, Alex Barbosa, enfatizou que a Festa da Cabra Rainha 2022 está sendo trabalhada para que seja um evento organizado e padronizado, desde o mapeamento das baias, identificação dos produtores com pulseiras oficiais, camisas e bonés oficiais para todos os envolvidos, seguimento à risca dos horários descritos na programação, refeições (café da manhã e almoço) dos produtores, além de estadia na Escola Municipal. 

Estiveram presentes ao encontro os secretários Marcelino Cavalcante (Meio Ambiente), Graça Imperiano (Infraestrutura), Aldenice Farias (Desenvolvimento Humano e Social), o vereador Felipe Camilo, os médicos veterinários Valdemar Cavalcante e Syduane Morais, o engenheiro agrônomo Wellinghton Guedes, o presidente da ACRICOSA, Fausto Correia, e diversos produtores rurais do município.


Endereço
Rua Fenelon Medeiros, S/N
CEP: 58.675-000
CNPJ:
01.612.511/0001-27
Telefone
(83) 3308-1065
Atendimento
Atendimento de segunda a sexta, das 08:00 às 13:00 horas.
Brasão Rodapé
Newsletter