jan
SÁBADO, 16 DE JANEIRO DE 2021
SAÚDE
Prefeitura de Santo André define plano para começar vacinação contra Covid-19 assim que a vacina chegar

A tão esperada vacina contra a COVID-19 está às portas. Nesta quinta-feira (14), a Secretaria de Saúde de Santo André esteve representada em um encontro com os secretários de saúde e coordenadores de atenção básica de toda a Paraíba. O objetivo era iniciar a preparação do plano municipal de vacinação contra o novo coronavírus e o município de Santo André esteve presente à reunião através da enfermeira Priscila Cruz Meira Barros.

Segundo a profissional, ainda não se sabe nenhum detalhamento técnico sobre a vacina que será entregue aos municípios, porém a Secretaria de Saúde do município de Santo André já está traçando estratégias para alcançar com êxito a população alvo o mais rápido possível.

Em primeiro momento, serão vacinados os profissionais da saúde que estão atuando em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde - incluindo profissionais de apoio - além da população indígena.

A segunda etapa iniciará com as pessoas a partir de 80 anos e, consequentemente, os demais idosos, respeitando a ordem decrescente de idade até 60 anos.

Também serão população alvo, nas demais fases, os grupos com comorbidades, deficiências permanentemente severas, trabalhadores educacionais (com comprovação de vinculação ativa), forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, trabalhadores da área de transporte e caminhoneiros.

A previsão de recebimento das vacinas no Estado é após o dia 20 de janeiro e, chegando à rede estadual, A Secretaria de Saúde da Paraíba garantiu enviar de imediato para todos os municípios.

O Ministério da Saúde já disponibilizou um aplicativo para a população realizar seu cadastro, facilitando e otimizando o atendimento no momento de ser vacinado (CONECT SUS).

“Na próxima segunda-feira, já estaremos nos reunindo com a equipe de estratégia do PSF em Santo André, para definirmos novas estratégias de vacinação dentro do escopo repassado pela Secretaria Estadual e nossa meta é alcançar com eficácia a população alvo definida pelo Ministério da Saúde”, destacou a secretária de saúde de Santo André, Silvana Marinho.