jul
SEXTA, 17 DE JULHO DE 2020
COMUNICADO
Prefeitura de Santo André inicia processo de flexibilização para reabertura gradual de estabelecimentos comerciais

A Prefeitura de Santo André, dará início nesta sexta-feira (16), ao processo de flexibilização, que irá permitir a retomada gradual de estabelecimentos comerciais no município, que antes haviam suspendido as suas atividades presenciais devido a pandemia do Coronavírus.

Com o intuito de garantir que esta retomada seja feita de modo seguro, a gestão elaborou um planejamento, baseado em um novo decreto que estabelece algumas mudanças,que são elas:

Escritórios e órgão públicos devem: buscar manter as portas abertas em tempo integral, fazer a limpeza especial 2 vezes por dia, não realizar reuniões em áreas fechadas e aprimorar o layout das mesas para atender a distância.

Comércios varejistas e atacadistas devem: fazer a limpeza constante de carrinhos e cestas de compras com álcool 70% e papel descartável, instalar barreiras físicas entre funcionários e clientes, proibir o consumo de produtos dentro do estabelecimento, revisar os processsos de abastecimento de produtos e mercadorias (carga e descarga) evitando o contato com os entregadores.

Lojistas devem: orientar os clientes a não levarem acompanhantes e animais, evitar atividades promocionais que causem aglomeração, trabalhar com o controle de entrada de pessoas respeitado as seguintes proporções de 1 cliente a cada 15 m², 2 clientes a cada 30m², 4 clientes a cada 60 m² e 40 clientes a cada 400 m², não oferecer serviços adicionais que tardem a estadia do cliente no ambiente.

Bares, lanchonetes e restaurantes: redução de 50% das mesas, repeitando a distância de 2,5 metros de uma para a outra, cada mesa deve ter capacidade para 2 pessoas, respeitando a distância de 1 metro entre as cadeiras, dar preferência ao uso de talheres e copos descartáveis, maquinetas de cartão devem ser cobertas com plástico filme para facilitar a sua desinfeccção, limpar frequentemente o espaço, será permitido o funcionamento prensencial de até 6 horas por dia, o fechamento de segunda à quinta deve ser às 22h00 e nas sextas e sábados às 23h00.

Salões de beleza: os atendimentos deverão acontecer por meio de agendamento de horário, antes de iniciar as atividades diárias o ambiente deve ser desinfectado (bancadas, poltronas, cadeiras, macas e afins), limitar o número de pessoas na área de espera, optar por deixar portas internas abertas entre setores para circulação de ar, não permitir a realização de serviços simultâneos no mesmo cliente.

Academias de Ginástica: devem fechar o ambiente a cada 3 horas para limpeza de aparelhos e do ambiente, utilizar apenas 50% dos aparelhos, renovar todo o ar do ambiente pelo menos 4 vezes dentro do 1 hora, limitar a quantidade de clientes que entram no local e delimitar com fitas o espaço que cada pessoa deve ocupar.

Dentro de plano de ações, para a volta da atividade econômica, no âmbito público, podemos destacar o serviço de desinfecção de ruas e comércios realizado em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, que foi feito preventivamente nesta quinta-feira (16).

Já nesta sexta-feira, dia em que tradicionalmente aconteciam as feiras livres da cidade, uma equipe da Secretaria de Saúde, fará um dia D voltado a conscientizar a população sobre a importância de continuar se protegendo contra Coronavírus.

O Prefeito Arimatea Porto, que esteve acompanhando todo o trabalho, destacou, que esse é um momento que exige muita cautela e responsabilidade, pois sabemos que o vírus ainda não foi erradicado por completo em nossa região e a população deve ser consciente de que não pode relaxar ao ponto de deixar de seguir as normas estabelecidas pela OMS.

A Secretária de Saúde, Marluce Queiroz, frisou que a pasta irá intensificar ainda mais as suas ações, visando manter estabilizados os números de casos, mas que para isso, pede que a população também faça a sua parte.