dez
QUARTA, 15 DE DEZEMBRO DE 2021
Santo André promove 1° Seminário Municipal das Sementes da Paixão e avalia resultados de programa pioneiro implantado no município

Na manhã desta quarta-feira (15), a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Agricultura, promoveu o 1° Seminário Municipal sobre a Multiplicação das Sementes Crioulas da Paixão. O evento teve como objetivo demonstrar os resultados do programa pioneiro criado pela gestão municipal para resgatar a cultura das sementes da Paixão.

Estiveram presentes ao Seminário o prefeito Edglei Amorim, o secretário de Agricultura Alex Barbosa, vereadores e secretários do município. O evento também recepcionou os secretários de Agricultura dos municípios de Juazeirinho, Papala, e de Soledade, Armando Vieira.

O Programa Municipal de Sementes Crioulas da Paixão é uma iniciativa que visa cultivar sementes crioulas na zona rural do município, assegurando não apenas segurança alimentar, mas um banco municipal de sementes. O programa ainda quer estimular a milenar cultura das sementes da Paixão.

O programa foi implantado em Santo André em junho deste ano e já tem sido
considerado um case de sucesso na região. Esta ação foi fruto de uma parceria com organizações sociais que trabalham no território do Cariri, o Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar, o Patac, ANA - Articulação Nacional de Agroecologia e Rede de Sementes da ASA, que tiveram seus representantes presentes durante a conferência.

O evento promoveu importantes debates e trouxe à tona experiências exitosas da iniciativa. Houve ainda apresentações culturais com o grupo de flauta do CRAS, que inclui crianças e jovens santoandreenses, e do saudoso Joca de Oliveira, que homenageou com sua sanfona os agricultores santoandreenses.

Ao final, o secretário Alex Barbosa reafirmou o compromisso de, no governo Edglei Amorim, fortalecer a agricultura familiar de base agroecológica, uma agricultura produtora de alimentos ricos e saudáveis, livres de transgênicos e agrotóxicos.

O prefeito Edglei Amorim parabenizou a Secretaria de Agricultura pela iniciativa do programa e destacou que seu governo terá sempre um olhar especial voltado às necessidades do homem do campo.