out
QUARTA, 27 DE OUTUBRO DE 2021
AGRICULTURA
Secretário de Agricultura e servidora da Prefeitura de Santo André participam de treinamento para implantação da unidade do INCRA do municíp

O município de Santo André receberá em breve uma Unidade Municipal de Cadastro do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Para se capacitar com vistas à instalação desse importante benefício, o secretário de agricultura, Alex Barbosa, e a servidora Elba Sales Vieira participam ao longo desta semana de um treinamento na própria sede estadual do órgão.

Segundo o secretário Alex Barbosa, os serviços do INCRA devem ser implantados já a partir de janeiro de 2022, quando a reforma no prédio da Secretaria de Agricultura estará concluída. O município de Santo André possuirá uma unidade do INCRA e beneficiará ainda outros municípios vizinhos, que não possuem o serviço.

A conquista da unidade é fruto de um acordo de cooperação técnica celebrado entre a Prefeitura de Santo André e o INCRA, por meio do chefe da divisão de governança fundiária da entidade, o senhor Lisboa Dias.

A unidade do INCRA em Santo André realizará o cadastramento dos imóveis rurais, bem como a emissão de certificado de imóvel Rural (CCIR), fornecimento de informações sobre o titular da terra, área, localização, exploração e classificação fundiária do imóvel. A unidade também disponibilizará dos serviços de declaração de imposto sobre a propriedade territorial rural – ITR.

O secretário Alex Barbosa ressaltou que essa conquista será muito importante para o homem do campo, pois não precisará mais se deslocar para outros municípios para ter acesso aos serviços da instituição. Ainda de acordo com ele, os documentos fornecidos pelo INCRA são indispensáveis para a legalização de propriedades rurais e isso trará um grande ganho para os produtores do município e até da circunvizinhança.

O prefeito Edglei Amorim destacou a implantação como uma relevante conquista e disse que o município estará sempre à disposição para celebrar parcerias, que favoreçam e melhorem a vida dos santoandreenses.