QUINTA, 13 DE MAIO DE 2021
AGRICULTURA
Vacinação contra Febre Aftosa terá início em Santo André e Prefeitura adquire 2 mil doses para garantir imunização gratuita do rebanho

A Prefeitura de Santo André, através da Secretaria de Agricultura do Município e juntamente com a Defesa Agropecuária, dará início a 1ª etapa de Vacinação contra Febre Aftosa do ano de 2021. Por determinação do prefeito Edglei Amorim, o município adquiriu 2 mil doses da vacina e vai garanti-la aos produtores, junto ainda a dois vacinadores.

Segundo o secretário de agricultura Alex Barbosa, um calendário foi montado pela Secretaria de Agricultura para que todo o rebanho de Santo André seja vacinado. “Apesar de não ser uma obrigação do município, o prefeito Edglei teve sensibilidade com a situação econômica vivida por nossos produtores, especialmente agravada pela pandemia, e adquiriu com recursos próprios a vacina contra Febre Aftosa, que é obrigatória para os proprietários de animais”.

A vacinação terá início nesta segunda-feira (10) e os criadores devem prender seus animais, pois caso contrário o vacinador da Secretaria de Agricultura não retornará a propriedade. A vacinação contra a Febre Aftosa é de inteira responsabilidade do produtor e não vacinando o rebando, o mesmo poderá ser penalizado, pagando multa e não recebendo declarações da Defesa Agropecuária.

O secretário Alex Barbosa lembra ainda que serão vacinados todos os bovinos e após o processo, faz-se necessário que os criadores compareçam ao escritório da Defesa Agropecuária, localizado na sede da Empaer do município, para declarar a vacinação. O acesso ao local se dá por meio do uso de máscaras.