Nesta quinta-feira, dia 08, Santo André encerrou mais um ciclo importante para a construção do Plano da Agricultura Familiar do município: as plenárias nos sítios juntamente aos agricultores e agricultoras. As últimas comunidades rurais atendidas foram Casa Nova, Pipa, Alto do Balanço e Pau Caído.
A cada plenária foram avaliadas as potencialidades daquele local, as fragilidades e as melhorias obtidas nos últimos anos, tópicos listados e discutidos pelos próprios residentes. Assim, cada momento contou com apresentação, roda de conversa, divisão de grupos e discussão sobre as avaliações.
Segundo o secretário de Agricultura do município, Alex Barbosa, a próxima etapa será analisar e organizar os resultados e mapeamento de cada comunidade para que assim seja possível dar seguimento à efetivação deste plano que traz como temática a agricultura familiar, vida, segurança alimentar e um novo tempo, buscando guiar as atividades que serão realizadas nos próximos anos.
No encerramento, o técnico do Patac – instituição em parceria com a agricultura santoandreense -, Valdir, esteve presente contribuindo. “O diálogo participativo com cada comunidade é essencial para o diagnóstico de demandas e visualização do potencial de cada local como vem sendo feito em Santo André. Desse modo, há o fortalecimento da agricultura familiar fazendo um bom planejamento que dê conta de cada realidade”, disse ele.