QUINTA, 20 DE OUTUBRO DE 2022
Prefeitura de Santo André realiza abertura do 1° encontro de formação para construção do Plano da Agricultura Familiar no município

Diante o avanço da agricultura santoandreense e buscando cada vez mais ampliar e organizar este setor, a Prefeitura Municipal de Santo André através da Secretaria de Agricultura e em parceria com a Patac, Empaer, Senar e universidades públicas da Paraíba, realizou nesta quarta e quinta-feira, 19 e 20, o 1° encontro de formação para construção do Plano da Agricultura Familiar, que traz como temática a agricultura familiar, vida, segurança alimentar e um novo tempo, o qual busca guiar as ações realizadas no ramo ao decorrer dos próximos anos.

O encontro de abertura aconteceu na ECIT Neir Alves Porto juntamente ao alunado e corpo docente da escola, assim formando uma aliança e troca de ensinamentos. As discussões quanto a construção do Plano trouxeram uma análise de conjuntura da agricultura familiar no município com seus avanços e desafios.

Ainda foram realizadas visitas de campo aos agroecosistemas familiares de diversas comunidades rurais santoandreenses, acompanhadas pelos alunos do 1° ano A e B do ensino médio - turmas das quais fazem o curso técnico de Agropecuária, lecionado pelo professor Máximo Correia.

Já o segundo dia de planejamento foi marcado pelas vivências e observações dos alunos no primeiro dia, desde o plantio à produção, assim sendo possível dar seguimento à próxima etapa de organização do Plano da Agricultura Familiar de Santo André: as plenárias comunitárias.

O prefeito Edglei Amorim e a vice-prefeita Selma Patricia estiveram acompanhando de perto todo o momento - desde o teórico ao prático - unidos aos vereadores Felipe Camilo e Socorro Messias, o Secretário de Agricultura, Alex Barbosa, o presidente da ACRICOSA, Fausto Correia, representantes das comunidades rurais, agricultores e agricultoras, o Secretário de Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, Bivar Dutra, o professor da UFCG, Tiago Araújo, o técnico da Empaer e também vereador, Denys Cavalcante, o técnico do Senar, Flávio, a gestora da ECIT, Lúcia Medeiros, o representante da Patac, Valdir Cordeiro, a representante da Patac, Mirian Farias, e a presidenta do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Rafaela Medeiros.