dez
QUARTA, 14 DE DEZEMBRO DE 2022
AGRICULTURA
Em busca de mais inovação e sustentabilidade, Secretaria de Agricultura promove reunião sobre o plantio de algodão colorido

Nesta quarta-feira (14) aconteceu um importante encontro de conversa na Sede da Agricultura sobre o plantio e cultura do algodão colorido, uma inovação tecnológica e proposta sustentável desde o seu manejo, a cadeia produtiva, sua utilização e resultados na produção de roupas, bolsas, sandálias, mantas, bonecas e muitos outros produtos.

Segundo o secretário de Agricultura, Alex Barbosa, o plantio do algodão é uma porta de entrada para a agroecologia. A certificação dele agrega valor, mais recursos, atesta que a semente não tem agrotóxicos, traz reconhecimento e geração de emprego e renda ao produtor. "Estamos em um processo de reintroduzir a forte cultura do passado que tínhamos com o algodão no presente da Paraíba", disse ele.

A reunião foi conduzida por Gisselda, impulsionadora da prática no nosso estado em parceria com a Embrapa e técnicos. Ela ressaltou que Santo André é uma área de terras férteis, visto que o município foi pioneiro na região com experiências extremamente positivas de plantio na propriedade do agricultor Marcos, no sítio Alto do Balanço.

Vale lembrar que na última terça-feira (13), representantes da Secretaria de Agricultura participaram de um encontro que reuniu autoridades das cidades paraibanas, o Instituto Cajaca de Couro e da também impulsionadora do algodão, Marisa Gadelha, para tratar do plantio de algodão comum branco de forma agroecológica - o que é uma atividade realizada em Santo André.

Após o encontro, alguns produtores santoandreenses demostraram a vontade de dar seguimento à essa rede produtiva, inclusive o próprio secretário, que de antemão abraçou a iniciativa e que também irá realizar o plantio em sua propriedade.

Estiveram presentes no encontro o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais e o técnico da Empaer da cidade de Gurjão, Ubiratã e Civaldo, a vereadora do município de Juazeirinho, Jô, e sua equipe - com o interesse de também levar o projeto ao município vizinho -, o presidente da ACRICOSA, Fausto, e diversos agricultores de Santo André.