TERÇA, 17 DE AGOSTO DE 2021
DESENVOLVIMENTO
Prefeito Edglei Amorim baixa decreto disciplinando uso da água do Açude Pau Caído e prefeitura fará reunião com famílias ribeirinhas

Visando a proteção e preservação do principal açude do município, o conhecido açude do Pau Caído, a Prefeitura de Santo André, por meio do prefeito Edglei Amorim, baixou o Decreto 35/2021, proibindo toda e qualquer plantação com uso de agrotóxico e uso indiscriminado da água nas suas margens.

Esse decreto tem o único instituto de proteger nosso principal patrimônio hídrico, uma vez que ainda convivemos constantemente com o fenômeno da seca e mesmo com as chuva caídas este ano na bacia do Rio Taperoá, não temos a certeza de como serão as chuvas nos próximos anos. “Não podemos permitir que a água de nosso açude sirva para a produção em grande escala de algumas culturas com o uso indiscriminado da água e de agrotóxicos contaminado nossa terra e nossa água”, ressaltou o prefeito Edglei.

“Não queremos prejudicar nenhuma família, queremos garantir a produção de alimentos saudáveis ao redor do açude e destinar nosso açude para alimentação humana e animal, como as famílias vem fazendo ao longo do rio e seguindo o curso da água em pequenas vazantes, como já é cultura de nosso povo. Também estamos fomentando um programa inovador de produção de sementes crioulas da paixão, de milho e feijão, às margens do reservatório, que será para beneficiar toda nossa população com sementes de qualidade e em quantidade para nossos agricultores”, ainda complementou o gestor.

Para explicar melhor este decreto e dialogar com a população sobre a problemática, a Secretaria de Agricultura promoverá um encontro com as famílias das comunidades Pau Caído, Pipa e Casa Nova, autoridades interessadas e a população em geral para construirmos uma boa gestão do açude que pertence ao povo de Santo André. A reunião se dará nesta quinta-feira (19), às 18:00, no grupo escolar da comunidade Pau Caído. “Nossa intenção é dialogar como forma de conscientizar. Tenho certeza que nosso próprio povo entenderá a posição da Administração e será junto conosco um fiscal de nosso maior patrimônio”, acentuou o secretário Alex Barbosa.