QUARTA, 24 DE MAIO DE 2023
MEIO AMBIENTE
Prefeitura de Santo André inicia processo de legalização de área de preservação ambiental no município

A cidade de Santo André possui uma área de preservação ambiental - a chamada Reserva Ecológica Areia do Badalo - localizada no leste do município, divisa com o município de Gurjão, e que possui aproximadamente 1000ha de terra.

Como toda propriedade rural no Brasil possui deveres legais, essa reserva municipal estava desatualizada e, por conta disso, o Ministério Público provocou que a Gestão Municipal fizesse a legalização da área, para assim cumprir a legislação ambiental e de georeferenciamento.

Sendo assim, a prefeitura em cumprimento dos dispositivos legais acionados pelo MP começou esse processo de delimitação da Reserva Ecológica Areia do Badalo e, para isso, contratou a ENGEO para fazer o georeferenciamento de precisão milimétrica da reserva, além de contar com voluntários que, junto da empresa e da Secretaria de Meio Ambiente, atualizaram os limites da área.

Como voluntários, pessoas da própria comunidade participaram desse processo, sendo eles: Vandinho, Diomar Ramos, Domingos Paulo, Marcondes Vieira, Donato, Carlinhos de Marcelo, Cláudio de Olavo, Marinaldo Mendes, Dr Michel, Paulo César, Zé Leite e Marcelino Cavalcante, que mostraram os limites e instalaram marcadores de concreto nos pontos de perímetro da reserva. Com essa medida, Santo André está viabilizando o cumprimento correto da legislação ambiental dessa reserva municipal.