SEXTA, 20 DE AGOSTO DE 2021
Em audiência pública, prefeito Edglei Amorim explica decreto envolvendo o açude Pau Caído e recebe apoio da população e autoridades

Em reunião bem participativa, num espaço propício à democracia e com a presença representativa de membros das comunidades Pau Caído, Pipa e Casa Nova e autoridades do município foi realizada na noite desta quinta-feira (19) a audiência pública referente ao açude Pau Caído, maior patrimônio hídrico de Santo André.

O evento contou com cerca de 70 pessoas, entre eles o prefeito Edglei Amorim, todos os vereadores da base aliada (Socorro Souto, Assis Benjamin, Rodrigo Camilo e Dennys Cavalcante), o secretário de agricultura, Alex Barbosa, que comandou o encontro e outros secretários do Governo Municipal.

O prefeito Edglei Amorim destacou os pontos principais do decreto instituído por ele próprio em relação ao manejo das margens do manancial e ficou bem claro e acordado com todos os presentes: todo e qualquer plantio com agrotóxico está proibido de ser feito às margens do açude Pau Caído.
O decreto prevalece por tempo indeterminado e até a conclusão de uma lei de gestão das águas e plantações no açude Pau Caído, que deverá ser elaborada a partir dos próximos dias em audiências públicas que serão organizadas junto à Aesa, Ana, universidades, autoridades do município e a população das comunidades envolvidas.

Segundo o secretário Alex Barbosa, há apenas um plantio que fica próximo ao açude e cujo dono já foi notificado e deverá encerrá-lo tão logo faça a colheita, não podendo fazer novo plantio. “Vamos construir um processo bastante democrático, ouvindo a comunidade e as sugestões de todos, de forma a salvaguardar nosso manancial e ao mesmo tempo extrairmos dele as riquezas que o meio ambiente pode nos ofertar”, finalizou o secretário Alex.

Ainda na reunião e num gesto de desprendimento de todos, vereadores e populares fizeram doações espontâneas de cimento e pedras e o prefeito Edglei Amorim se comprometeu em fazer melhorias no balde e sangradouro do açude, utilizando ainda de recursos próprios para esse trabalho.