SEGUNDA, 14 DE JUNHO DE 2021
Prefeitura de Santo André inova e implanta Programa de Produção de Sementes Crioulas

A administração municipal de Santo André, através da Secretaria de Agricultura realizará um projeto inovador no âmbito da esfera pública, a Implantação de um Programa Municipal de Aquisição e Distribuição de Sementes Crioulas, mais conhecidas na Paraíba, como Sementes da Paixão.
A ação é fruto de uma parceria com as organizações sociais que trabalham no território do Cariri, o ator social Coletivo Regional das Organizações da Agricultura Familiar e a entidade de assessoria sócio organizativa, Patac. O projeto inovador terá a missão de produzir, guarda e distribuir Sementes da Paixão para famílias agricultoras de todo município.

No último dia 1º, foi realizado, às margens do açude Pau Caído, do rio Taperoá, o plantio de um roçado municipal com Sementes Paixão de milho, da variedade Jaboatão e Sementes de feijão macassar Natal e Rabo de Peba, adquiridas de famílias agricultoras dos municípios de São Vicente do Seridó e Cubati. A prática de plantar e conservar as sementes crioulas é antiga, entre agricultores e agricultoras  de várias regiões do Brasil, porém o que há de novo é que em poucos estados e municípios essa prática tenha virado uma política pública.
Para Alex Barbosa, secretário de Agricultura de Santo André, a principal responsabilidade com os agricultores é fazer com que eles percebam que hoje, sua produção não é mais a mesma de antigamente, além das poucas chuvas devido ao avanço das mudanças climáticas, temos um ataque tecnológico e biológico as sementes crioulas.
“Estas sementes vêm sendo guardadas e preservadas por gerações, a invasão tecnológica e biológica dos transgênicos, fortalecida pelo agronegócio, avançou sobre as propriedades dos agricultores e seus bancos de sementes familiares, gerando dependência da compra de sementes no mercado todos os anos, ou esperando a distribuição de um programa de sementes estadual que não respeita os períodos de chuvas, nem as variedades plantadas pelas famílias. Além da distribuição ser de  sementes hibridas, ainda vêm em poucas quantidades”.

O prefeito Edglei Amorim, que voltou às origens e ajudou no plantio das sementes, parabenizou mais esta iniciativa da Secretaria de Agricultura e disse que a partir dela, o município terá mais uma ação estratégica para os produtores rurais. “Minha meta ao assumir o governo e ao convidar o secretário Alex para assumir a pasta era dar uma atenção especial e especializada para os agricultores. Estamos fazendo isso por meio de vários investimentos importantes e sendo um parceiro que incentiva a produtividade no campo”, pontuou.

“Nós  queremos criar uma cultura de estoque, onde os agricultores possam ter sementes em quantidade e com qualidade para a alimentação familiar e o plantio, logo no início das chuvas, assim como era na época de nossos avós. Disse, Alex Barbosa.

O Programa Municipal de Produção e Distribuição de Sementes da Paixão se dará em quatro etapas: plantio, colheita, armazenamento e distribuição. Até o final deste ano de 2021, já estará instalado na sede da Secretaria de Agricultura, a central de recebimento e distribuição da agricultura familiar que dará apoio a mais essa importante ação do Governo Um Novo Tempo.

Sementes Crioulas ou da Paixão - Essas sementes vêm ao longo dos anos sendo preservadas, produzidas e guardadas, pelas famílias agricultoras  que são articuladas e acompanhados por organizações sociais e entidades de assessoria técnica, em todo Brasil. Na Paraíba, elas são conhecidas como “Sementes da Paixão”, apelido carinhoso dado pelos agricultores e agricultoras, que expressa a importância desse patrimônio genético para a humanidade.